FBN lança livro sobre golpe de 64 na próxima quinta (22/8)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – lança na próxima quinta-feira (22/08), entre 10h30 e 16h, a coletânea “O golpe de 1964 – heranças e reflexões”. O evento de lançamento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da instituição, no Centro do Rio. A entrada é franca e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.
A publicação foi organizada pela professora e servidora da FBN, Rafaella Bettamio, que reuniu estudos apresentados no seminário “Golpe de 1964, 50 anos: debates na Biblioteca Nacional”, realizado em março de 2014. Na ocasião, a FBN esteve engajada nas reflexões suscitadas pelos 50 anos do golpe civil-militar, que completa seis décadas em 2024.
Na obra, professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país tratam de temas como censura, tortura, anistia, autoritarismo, relações sociopolíticas entre os Estados Unidos e as ditaduras militares na América Latina, imprensa de resistência e, ainda, o peso da herança autoritária na transição para a democracia. O lançamento será uma oportunidade de assistir à breve apresentação dos autores sobre o golpe civil-militar de 1964 e a ditadura - que há 60 anos havia sido instaurada no Brasil e cujos efeitos duradouros ameaçam a integridade democrática do país até os dias atuais.
A mesa de abertura (10h30) contará com a presença do presidente da FBN, Marco Lucchesi, da coordenadora geral da Coordenação de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN, Naira Christofoletti, e da servidora e organizadora da coletânea, Rafaella Bettamio.
Em seguida (11h às 12h30), será aberta a primeira sessão de conversa com os autores: Daniel Aarão (UFF), Bruno Brasil (Unirio/FBN), Norberto Ferreras (UFF) e Flamarion Maués (IFSP). A segunda sessão de conversa, entre 14h30 e 16h, será com os autores Luiz Costa Lima (PUC-Rio), Rafaella Bettamio (FBN), Pedro Lapera (FBN) e Dulce Pandolfi (UFRJ).
“Esse time de especialistas foi reunido pela Biblioteca Nacional em função de contribuir para a conscientização sobre os modos de agir, os horrores e o danoso legado que a ditadura civil-militar deixou para o Brasil. A obra vem amparar as discussões suscitadas pela efeméride dos 60 anos do golpe de 1964, a fim de que, um dia, extirpar das esferas político-sociais a ameaça desse passado sombrio seja uma realidade”, afirma Rafaella Bettamio.
A publicação estará à venda na Loja do Livro, na Biblioteca Nacional, por R$ 25 (pagamento exclusivamente pelo PagTesouro). A versão digital pode ser acessada gratuitamente.
Serviço:
Lançamento da coletânea “O golpe de 1964 – heranças e reflexões”
Data: 22 de agosto, quinta-feira.
Horário: 10h30 às 16h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº, Centro (entrada pelo jardim).
*Evento gratuito
Commentaires